Cerca de 17 aparelhos celulares e uma mĂĄquina de cartão foram apreendidos pela força de segurança pĂșblica do Estado em uma embarcação no Rio Tajapuru, na zona rural de Breves, no Arquipélago do Marajó que estavam sob a posse de um homem que foi abordado por por agentes instalados na Base Integrada Fluvial "Antônio Lemos", administrada pela Secretaria de Segurança PĂșblica e Defesa Social do Estado (Segup).
A apreensão foi feita em em meio a uma fiscalização de rotina na Base Integrada, a qual é direcionada a coibir delitos e crimes na rota de embarcações no Marajó. Os aparelhos foram encontrados após uma revista nas bagagens presentes na embarcação, que realizava o trajeto de Santana (AP) para Belém. Os celulares teriam sido roubados durante as comemorações de final de ano realizadas no municĂpio amapaense e seriam vendidos de forma ilĂcita na capital paraense.
Os aparelhos apreendidos e o homem foram encaminhados para a Delegacia de PolĂcia Civil de Breves para dar continuidade aos procedimentos cabĂveis.
O titular da Secretaria, Ualame Machado, reforça que ações ostensivas nos rios do estado são essenciais para o fortalecimento da atuação da segurança pĂșblica. "A atuação constante na Base Fluvial, somada a outras ações, vem resultando na redução dos Ăndices de criminalidade e violĂȘncia. No Marajó, em especĂfico, temos a atuação combativa contra crimes ambientais, pirataria e trĂĄfico de drogas, por exemplo", ressaltou.
Desde a implantação da Base, no ano de 2022, foram realizadas mais de 10 ações integradas de forças de segurança realizadas nos rios da região, além das fiscalizações de rotina.
AgĂȘncia ParĂĄ