A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), está com as atividade do projeto "Educação no trânsito também começa na escola" . As atividades estão sendo desenvolvidas na Escola Municipal Fluminense, desde a última segunda-feira (6) e encerram nesta sexta-feira (10).
"O projeto é uma grande oportunidade de sensibilizar o aluno que a educação no trânsito não se limita somente a ensinar regras de circulação nas vias públicas, mas através delas, assumir um compromisso com a valorização da vida dos pedestres, ciclistas e motoristas", argumentou o titular da SMT, Paulo de Jesus.
O chefe da Divisão de Educação de Trânsito e coordenador do projeto, João Betcel, explicou a dinâmica das atividades. "Nossas intervenções são realizadas por meio de palestras educativas com foco na prevenção de sinistros de trânsito e informações sobre a importância das blitz educativas para sensibilizar os condutores quanto aos riscos, quando se consome bebida alcoólica, o porte das documentações que habilitam o condutor a dirigir seguramente, como a Carteira de Habilitação e o documento do veículo", destacou.
Temas como excesso de velocidade, uso de celular, uso correto de capacete por motociclista, uso certo do cinto de segurança, utilização da faixa de pedestre, são temas abordados na palestra que acontecem na Escola Fluminense, em sala de aula, e tem a duração de uma hora e a parte prática é realizada na faixa de pedestre em frente ao educandário. Durante as atividades, são entregues aos alunos uma cartilha com informações sobre como proceder para a garantia de um trânsito seguro.