Servidores do Detran entram em greve e paralisam serviços no Pará

Movimento foi deflagrado na manhã desta quinta-feira (6). Categoria cobra reposição de perdas salariais e realização de concurso público.

Por Rafaelly Nascimento em 06/06/2024 às 16:10:48
Foto: Vito Gemaque

Foto: Vito Gemaque

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito Pará (Detran) entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta quinta-feira (6).Os trabalhadores reivindicam reposição de perdas salariais e realização de concurso público.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (SINDTRAN),Dênis Sampaio, responsabiliza o governo do Pará pela deflagração da greve, pois a representação dos trabalhadores não foi recebida para negociar após várias tentativas realizadas, desde março deste ano, junto à direção do DETRAN-PA, ao chefe da Casa Civil e aos próprio governador Helder Barbalho e vice-governadora, Hana Ghassan.

"Durante o governo Helder, só tivemos reajuste em 2022, de 10,5%. As nossas perdas salariais históricas acumuladas superam 60%, mas estamos cobrando agora somente as perdas salariais sofridas no governo Helder (26,8%). São 5 anos com reajuste zero. Estamos há 18 anos sem concurso público para a maioria dos cargos do DETRAN-PA ", destaca Dênis.

Os trabalhadores reivindicam 26,8% de reposição das perdas salariais acumuladas durante os 6 anos da gestão do governador Helder Barbalho. A categoria também cobra a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR)Lei 7.796/2014 e a realização de concurso público para o preenchimento de 814 cargos vagos.

Segundo o SINDTRAN, em maio deste ano foram realizadas duas paralisações sendo que a última resultou na interdição da Avenida Doutor Freitas, em frente ao Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Comunicar erro