Ministério Público realiza "1º Workshop Rosas do Xingu: Sozinhas somos pétalas e juntas somos rosas" em Altamira

O evento abordou uma variedade de temas essenciais para promover a saúde e o bem-estar das mulheres.

Por Rafaelly Nascimento em 24/07/2024 às 15:59:11
Fotos: 5ª Promotoria de Justiça de Altamira

Fotos: 5ª Promotoria de Justiça de Altamira

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da 5ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, Ações Constitucionais, Defesa da Probidade Administrativa e Fazenda Pública de Altamira, promoveu, entre os dias 17 e 19 de julho, o "1º Workshop Rosas do Xingu: Sozinhas somos pétalas e juntas somos rosas", que promoveu palestras sobre os diversos aspectos do câncer, incluindo prevenção, alimentação, fluxo de atendimento, direitos sociais e saúde mental das mulheres em tratamento.

Destinado às mulheres residentes nas áreas rurais e urbanas do município que estejam passando pelo tratamento oncológico, o evento foi desenvolvido através da coordenação técnica da 5ª Promotora de Justiça de Altamira, Renata Valéria Pinto Cardoso, em parceria com o Coletivo de Mulheres Negras de Altamira (COMUNEMA), o Coletivo de Mulheres do Xingu, o Salão de Beleza Cultura Cacheada e a Padaroca, após inúmeros relatos de dificuldades no acesso aos atendimentos e exames oncológicos na região.

Para a promotora de justiça, o objetivo principal do projeto é "identificar e diminuir essas dificuldades, promovendo assim a efetivação do direito à saúde e garantindo um cuidado mais acessível, eficiente e humanizado para todas", e proporcionando assim, uma oportunidade valiosa para conscientização e apoio às mulheres que enfrentam o câncer, conforme mostra o relatório da promotoria de justiça.

Segundo o relatório, a cidade de Altamira contabiliza uma demanda significativa de mulheres em tratamento contra a doença que clamam por apoio do Ministério Público, por conta da dificuldade no acesso aos tratamentos oncológicos no município. A forma de enfrentamento das doenças que atingem mulheres também residentes no campo está relacionada, além do território em que vivem, às suas condições socioeconômicas, e por esta razão, também estão sujeitas a enfrentamentos singulares em relação ao tratamento do câncer.

Com uma agenda cuidadosamente planejada e a participação de diversos profissionais, o evento abordou uma variedade de temas essenciais para promover a saúde e o bem-estar das mulheres.

No primeiro dia de evento, 17, as participantes acompanharam as palestras virtuais "Aspectos do Câncer e prevenções", ministrada pelo médico cirurgião geral, Hudson Barile; "Alimentação e câncer", ministrada pela nutricionista Francemary Gomes; e "Fluxo de atendimento para pessoas com câncer de mama e colo do útero no município de Altamira", ministrada pela enfermeira especialista em saúde pública, Jessica Bolsanello.

Já no dia 18, foi realizada a palestra virtual "Direitos Sociais das mulheres com câncer", ministrada pela advogada previdenciarista e professora universitária, Tamara Cavallero. Todas as apresentações virtuais foram mediadas pela Promotora de Justiça Renata Valéria Pinto Cardoso.

No terceiro e último dia de evento, 19, o encontro foi realizado presencialmente na sede do Ministério Público de Altamira, com as palestras "Autoestima e saúde mental", ministrada pela psicóloga Shirley Gois; "Técnicas de relaxamento e meditação", ministrada pela psicopedagoga Jania Carla; e "Momento Beleza e auto maquiagem", realizado pelo Salão de Beleza Cultura Cacheada. A atividade encerrou-se com vários sorteios e brindes para as participantes.

Comunicar erro