Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Religiosidade

Igreja Matriz de Vigia retoma atividades para os fiéis após dois anos de reformas

Igreja da Mãe de Deus, ícone histórico de Vigia, é restaurada e reabre suas portas para a comunidade após dois anos de obras


Foto: Divulgação

Após dois anos de restauração, a Igreja da Mãe de Deus, em Vigia de Nazaré, reabre suas portas nesta quinta-feira, 12, para receber novamente os fiéis. Construída no século XVIII, a igreja foi a segunda grande obra erguida pelos padres jesuítas na Amazônia e passou por uma série de reformas realizadas em parceria entre o Governo do Estado, a Diocese de Castanhal e a Prefeitura de Vigia.

A reabertura marca a conclusão de um importante projeto de restauração, que preserva a rica história do templo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1954. "A entrega da reforma da Igreja da Mãe de Deus é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a preservação da nossa história. Vigia, com seus mais de 400 anos, está nas nossas raízes e estamos muito felizes com essa entrega", declarou Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura.

Entre os serviços executados estão a instalação de subteto de alumínio, substituição do piso cerâmico por ladrilhos italianos, restauração do piso hidráulico e a recuperação da ornamentação barroca. Além disso, foi feita a reurbanização do entorno da igreja e a troca da rede elétrica. A restauração também inclui a preservação do retábulo do altar-mor e dos altares laterais, além de reforços estruturais para evitar infiltrações.

A Igreja da Mãe de Deus, uma das mais significativas construções de Vigia, representa um importante patrimônio cultural do Pará. Erguida pelos jesuítas no início do século XVIII, ela é um exemplo do estilo Barroco Jesuítico e se destaca pela sua arquitetura única. Também é conhecida por abrigar o Círio mais antigo do Estado, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

O governador Helder Barbalho participará da cerimônia de entrega da igreja restaurada nesta quinta-feira, 12, às 18h30, em Vigia. A reabertura do templo não apenas resgata a história local, mas também transforma a igreja em um importante atrativo cultural e turístico para a região.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!