O mercado de veículos no Chile apresentou uma leve retração em 2024, com uma queda de 3,6% nas vendas, totalizando 302.309 unidades. Este cenário reflete as complexidades econômicas e as mudanças nas preferências dos consumidores chilenos. O país avança em direção a uma mobilidade mais sustentável, com metas ambiciosas para 2050.
A Toyota mantém sua liderança no mercado automotivo chileno, mesmo com uma queda de 9,3% nas vendas, totalizando 23.535 unidades. A picape Toyota Hilux permanece como o modelo mais vendido, com 8,7 mil unidades, apesar de uma redução de 3,9% em relação ao ano anterior. A Mitsubishi L200 segue de perto, com uma leve queda de 0,1% nas vendas.
Hyundai e Chevrolet trocaram de posições, com a Hyundai assumindo o segundo lugar com 20.821 unidades vendidas, enquanto a Chevrolet caiu para o terceiro lugar com 20.225 unidades. A Suzuki, por sua vez, subiu duas posições, alcançando o quarto lugar com um aumento de 12,6% nas vendas.
As marcas chinesas estão ganhando espaço no mercado automotivo chileno. A GWM (Great Wall Motors) subiu nove posições para o oitavo lugar, registrando um crescimento de 80,2% nas vendas. A picape GWM Poer, um dos veículos mais vendidos no Chile, demonstra o crescente interesse do consumidor local por essas marcas.
A MG também teve um desempenho notável, ocupando o nono lugar com 11.660 unidades vendidas. A marca lidera o segmento de veículos elétricos no Chile, com uma participação de mercado de 61,1%. A BYD apresentou um crescimento significativo de 343,7%, ultrapassando a Maxus e consolidando sua posição no mercado de veículos elétricos.
O mercado de veículos elétricos no Chile cresceu 42,3% em 2024, indicando um crescente interesse por parte dos consumidores. A entrada da Tesla no mercado chileno é um sinal de que o país está se tornando um destino atraente para fabricantes de veículos elétricos.
O compromisso do Chile com a mobilidade zero carbono até 2050 é um dos pilares de sua política ambiental. O país planeja que 40% dos carros de passeio e 100% do transporte público sejam totalmente elétricos até essa data. No entanto, a transição para veículos elétricos depende fortemente da mineração de cobre e lítio, recursos abundantes no país, mas sujeitos a flutuações de mercado que podem impactar o ritmo dessa transformação.
*Reportagem produzida com auxílio de IA