Foto: Divulgação
Fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam, na sexta-feira (28/03), 30 toneladas de soja, avaliadas em R$ 54 mil, que estavam sendo transportadas com documento fiscal irregular. A abordagem aconteceu no posto fiscal de Mandii, na Rodovia BR-158, divisa do Pará com o Mato Grosso.
De acordo com o coordenador da unidade, Renato Couto, a equipe da Coordenação de Mercadorias em Trânsito do Araguaia parou um caminhão para fiscalização e constatou a irregularidade na documentação.
"O motorista apresentou um documento fiscal que já havia sido registrado no dia 24 de março. Esse tipo de infração é conhecido como 'nota viajada', quando se tenta reapresentar uma nota fiscal já utilizada em outra operação", explicou Couto.
Diante da irregularidade, foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 18.468,00, referente ao pagamento do imposto devido e multa.
A Sefa segue intensificando a fiscalização para coibir fraudes no transporte de mercadorias e garantir a correta arrecadação de tributos no estado.