30/04/2025 +55 (93) 992345742

PolĂ­cia

Operação Vigília apreende 194 kg de drogas e dois fuzis no oeste do Pará

Ação integrada das polĂ­cias do ParĂĄ e do Amazonas resultou na apreensão de entorpecentes avaliados em milhões; criminoso foi morto em confronto e outro segue foragido

Por Rafaelly Nascimento 14/04/2025 às 11:24:25

Foto: Divulgação/ PM

Uma ação integrada das forças de segurança resultou na apreensão de 194 quilos de entorpecentes no oeste do ParĂĄ, no último domingo (13). A droga, composta por cocaína, skunk e oxi, foi localizada dentro de uma lancha, na região do rio Amazonas, entre os municípios de Prainha e Almeirim, e apresentada na manhã desta segunda-feira (14), na 16ÂȘ Seccional Urbana da Polícia Civil de Santarém.

A apreensão faz parte da Operação Vigília, que contou com a atuação de guarnições da Polícia Militar de Monte Alegre e Almeirim, com apoio da AgĂȘncia de InteligĂȘncia da Área do 18Âș BPM e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICO) da Polícia Militar do Amazonas.

Segundo o comandante do Batalhão Gurupatuba, Major Leonardo Dutra, as guarnições iniciaram o acompanhamento da embarcação após receberem informações de inteligĂȘncia. Durante o cerco policial, os dois ocupantes da lancha reagiram com disparos de arma de fogo, iniciando uma intensa troca de tiros com os militares.

"Os criminosos conseguiram desembarcar na margem do rio e fugiram para a mata, abandonando a embarcação com aproximadamente 200 kg de entorpecentes e dois fuzis. Isso evidencia o nível de organização da quadrilha", destacou o Major Dutra.

Durante as buscas subsequentes, parte da droga foi encontrada submersa no rio. Em um novo confronto, um dos suspeitos foi atingido e morreu. Ele foi identificado como Marcelo Kennedy Marques de Almeida, de 26 anos, natural de Coari (AM). O outro envolvido conseguiu escapar e permanece foragido.

"O criminoso morto jĂĄ havia sido preso no ano passado em Abaetetuba, com cerca de duas toneladas de drogas. A investigação segue para identificar e capturar o segundo envolvido", afirmou o comandante.

A carga de 173 tabletes de drogas chegou ao porto do D.E.R, em Santarém, na manhã desta segunda-feira, de onde foi levada por uma viatura da Polícia Militar até a delegacia para os procedimentos legais.

Combate ao trĂĄfico na região

O Major Leonardo Dutra também destacou o esforço da PM no combate ao trĂĄfico de drogas em Monte Alegre e região, tanto no enfrentamento ao trĂĄfico local quanto ao crime organizado em grande escala.

"Nosso trabalho visa desmontar desde os pontos de venda nas cidades até as grandes operações de transporte. Apesar das dificuldades com o tamanho dos rios e o acesso às ĂĄreas remotas, temos dado respostas efetivas à sociedade", concluiu.

As investigações seguem com a Polícia Civil e outras forças de segurança para identificar a origem e o destino da carga, além de possíveis envolvidos na logística do trĂĄfico na região.

Comunicar erro
ComentĂĄrios