Em Santarém, o Centro de Referência em Saúde do Idoso (CRSI) é uma instituição que oferece uma ampla gama de serviços médicos especializados, que incluem Geriatria, Fisioterapia, Dermatologia, Cardiologia, Ortopedia, Psicologia, Nutrição, Bucomaxilofacial, Serviço Social e consultas de Enfermagem, proporcionando cuidados abrangentes e de qualidade para a população idosa da região.
Para ter acesso a esse serviço, é necessário ter um encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS"s), além de apresentar RG, CPF, Cartão SUS e caderneta da pessoa idosa.
A unidade, gerenciada pela Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo de Média e Alta Complexidade (MAC) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está localizada na Avenida Marechal Rondon, 1337, no bairro Santa Clara. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Desde sua inauguração, em 2008, o CRSI tem sido uma referência no atendimento aos idosos, recebendo em média 600 pacientes mensalmente.
Na rede pública de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência é abrangente, começando pela atenção primária com serviços básicos e se estendendo à rede especializada e hospitalar. O centro do idoso opera com o objetivo de promover a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo um cuidado específico para as doenças que afetam predominantemente os idosos.
A coordenadora do Centro, Socorro Cabral, reforça a importância da unidade.
"O Centro do Idoso é de suma importância no nosso município, pois proporciona um cuidado especializado que impacta diretamente na qualidade de vida dos idosos, promovendo mais longevidade. Além disso, ajuda na prevenção de doenças que afetam essa parcela da população, cuidando de forma dedicada e atenciosa".
"O centro do idoso tem por objetivo o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento de sociabilidades e da autonomia, além do fortalecimento do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social," pontua o titular da Semsa, Albino Luciano.
Fonte: Ascom/ Semsa