17/12/2024 +55 (93) 99141-6239

Polícia

MEU NATAL COM A PRINCESA

Base Candiru apreende 23 kg de drogas e detém suspeito de tráfico

Ação integrada das forças de segurança em operação na região resultou na apreensão de maconha, cocaína e na prisão de um homem envolvido com o crime.

Por Rafaelly Nascimento 17/12/2024 às 09:47:20

Foto:Divulgação

Na noite do domingo (15), equipes policiais da Base Integrada Fluvial Candiru, situada no município de Óbidos,em conjunto com o Comando de Policiamento Regional I (CPR I), realizaram uma apreensão de 23,417 kg de maconha em uma embarcação que seguia de Manaus para Belém. Durante a ação, um homem, que estava foragido da Justiça, foi preso.

A droga estava oculta embaixo de botes salva-vidas no último convés do navio "Anna Karolina VII", abordado pelas equipes de segurança. A abordagem foi realizada após os agentes perceberem, por meio de monitoramento da embarcação, um homem escondendo a droga embaixo dos botes. Ao ser identificado, o suspeito, que portava documentação falsa, foi reconhecido como um foragido da Justiça, com mandado de prisão em aberto. O homem confessou o crime e foi levado para a Unidade de Polícia Civil de Óbidos.

Este é mais um capítulo da atuação da Base Candiru, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que tem se mostrado eficaz no combate ao tráfico de drogas na região. Somente em dezembro, mais de 100 kg de entorpecentes foram apreendidos, com a ação deste domingo somando 23 kg de maconha à lista de apreensões.

O secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, destacou a importância da Base Candiru para o controle das águas do Baixo Amazonas, especialmente nas áreas que fazem fronteira com o estado do Amazonas. "A Base Integrada na região fluvial de Óbidos é parte de uma estratégia de segurança pensada para o enfrentamento ao tráfico de drogas nas rotas fluviais, com ações contínuas que já resultaram em apreensões expressivas neste mês", afirmou o secretário.

Até o início do último final de semana, as equipes da Base Candiru já haviam apreendido 10,543 kg de drogas em embarcações que trafegavam pela região. Na sexta-feira (13), outras 8,335 kg de maconha foram apreendidas. As ações de fiscalização continuam sendo intensificadas, com rondas e inspeções diárias nas embarcações que transitam na região fluvial de Óbidos.

O coronel PM José Vilhena, diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, ressaltou que as ações de combate ao crime têm sido exitosas. "O trabalho de fiscalização no estreito de Óbidos tem gerado resultados positivos. Estamos identificando e retirando das embarcações cargas ilícitas, além de capturar criminosos foragidos, o que tem contribuído para uma maior segurança na região", afirmou Vilhena.


Comunicar erro
Comentários