A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza nesta segunda (13) e terça (14) ações itinerantes de vacinação contra a Influenza (gripe) em locais estratégicos e de grande circulação. O objetivo da iniciativa é ampliar a cobertura vacinal, especialmente em um período em que as doenças respiratórias tendem a aumentar na região Norte.
A ação inicial aconteceu no Shopping Paraíso, localizado na Avenida Mendonça Furtado, bairro Liberdade. De acordo com a enfermeira Sheila Almeida, responsável pela ação, a procura pela vacina superou as expectativas no primeiro dia. "A procura está bem satisfatória. Por ser um local de grande movimento, principalmente no horário da tarde e noite, muitas pessoas se mostraram interessadas assim que souberam que a vacina era contra a gripe", afirmou Sheila. Entre os vacinados estavam jovens, adultos, crianças e idosos.
José Ariolando, 69 anos, aproveitou a oportunidade e se vacinou. "Eu sempre tomo a vacina, principalmente por causa da minha idade. No ano passado também tomei, quando teve o surto de gripe, e este ano não seria diferente", disse o idoso, que já levou os documentos e o cartão de vacina para receber a dose.
A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra duas cepas do vírus influenza A e uma do vírus influenza B. Ela está disponível para todos os indivíduos a partir de 6 meses de idade. A servidora também explicou que o atendimento é rápido. "Verificamos se a pessoa trouxe o documento pessoal e o cartão de vacinação. Caso não tenha a carteira, realizamos o cadastro e, em seguida, aplicamos a vacina", explicou a enfermeira.
A campanha de vacinação tem um caráter importante, especialmente durante o período chuvoso na região Norte, quando as doenças respiratórias se tornam mais frequentes. A programação de vacinação segue nesta terça-feira (14) nos seguintes locais:
- Feirinha do Juá, das 8h às 12h;
- Shopping Rio Tapajós, das 16h às 21h.
Ivana Pimentel, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (APS), reforçou a importância da campanha e convidou a população a participar. "Nós convidamos a população em geral a comparecer nesses pontos estratégicos para se vacinar contra a gripe. Quanto mais a gente se proteger, menos risco de agravamento da gripe teremos na nossa população", disse Ivana. Ela também lembrou que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão abastecidas e abertas das 8h às 16h, sem fechar para o almoço.
A campanha de vacinação contra a gripe seguirá até o dia 31 de janeiro. Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento de identificação com foto (RG ou CPF), o cartão do SUS e, se possível, o cartão de vacinação.