A coleta de lixo é essencial para a saúde pública, prevenindo o acúmulo de resíduos, a proliferação de pragas e garantindo um ambiente mais limpo e seguro para toda a população. Em Santarém, os moradores têm até o dia 31 de janeiro para efetuar o pagamento da Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos, referente ao exercício de 2025.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Finanças, Josilene Pinto, a Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos está inclusa no Calendário Fiscal de 2025. Ela explica que o vencimento da taxa é uma das datas mais importantes do calendário, que oferece aos contribuintes duas opções de pagamento: à vista ou parcelado, com a primeira parcela vencendo ainda este mês. "Os valores da taxa variam conforme a localização e a frequência da coleta de lixo, e é com esses recursos que a Prefeitura paga a empresa responsável pelo serviço de coleta", enfatizou Josilene.
O chefe do Núcleo de Atendimento ao Contribuinte, Viberto Sá, lembra que, além da taxa de coleta de lixo, os contribuintes devem ficar atentos ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e à Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (Alvará). Este último é voltado para empresas que precisam renovar o alvará até o dia 31 de março para continuar funcionando de forma regular.
Os contribuintes podem acessar o portal da Prefeitura de Santarém para emitir os boletos das taxas ou se dirigir à Central de Atendimento ao Contribuinte, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, na Av. Sérgio Henn, s/n, bairro Aeroporto Velho, próximo à Prefeitura.
Fique atento aos prazos e evite multas. A regularização fiscal é fundamental para o bom funcionamento da cidade.