A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), e o Ministério Público do Estado do Pará (MP), reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 15 de janeiro, no auditório do MP, para discutir o planejamento de ações para 2025, com destaque para a programação da Semana de Prevenção às Drogas de Santarém.
Durante a reunião, foram apresentadas propostas que buscam ampliar o alcance das ações de prevenção, levando em consideração não apenas a região urbana, mas também as comunidades ribeirinhas. Uma das novidades deste ano será a colaboração com os Conselhos Municipais do Direito da Mulher e dos Direitos da Criança e Adolescente e Juventude. "A ideia é abordar a temática das drogas, incluindo a violência doméstica, com palestras sobre prevenção, tratamento e orientação para mulheres que convivem com parceiros dependentes de álcool e outras substâncias", explicou o membro do CMPD, sargento Glauber Mota.
As ações, que serão coordenadas pelo CMPD, contarão com o apoio das secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social, Educação, Saúde, além da Câmara Municipal e do Ministério Público. A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, ressaltou a importância de discutir as questões relacionadas às drogas no início do ano, destacando que as ações este ano vão incluir um público ainda maior, com foco também em mulheres, jovens e crianças.
A Semana de Prevenção às Drogas de Santarém promete ser um marco nas ações voltadas para o enfrentamento das dependências, com uma programação diversificada que inclui palestras, workshops e orientações à comunidade. A parceria entre os diversos órgãos e conselhos tem como objetivo promover um trabalho integrado para minimizar os impactos das drogas na sociedade santarena.