Moscas são um incômodo em qualquer ambiente. Mas existem soluções naturais e eficazes para mantê-las longe, utilizando plantas repelentes.
Algumas plantas, pela composição química, exalam aromas que as moscas detestam. Entre elas, a cânfora, rica em óleos essenciais aromáticos que atuam como repelente natural. Seu aroma forte inibe a presença desses insetos.
Outra opção eficiente é o crisântemo. Ele contém piretrina, um composto natural com propriedades inseticidas que mantém baratas, percevejos, pulgas e, claro, moscas longe.
A citronela, com seus componentes como geraniol, citronelol e citronelal, interfere nos sensores das moscas, repelindo-as eficazmente. Já o manjericão, com seu aroma intenso e compostos como eugenol, linalol e citronelol, também contribui para afastar esses insetos.
Originária da Índia, a nim é uma planta poderosa. Seu óleo é eficaz contra diversas pragas, incluindo moscas. A aplicação de óleo de nim diluído em água, em forma de spray, pode ser uma boa solução.
Para potencializar o efeito, posicione as plantas estrategicamente. Vasos de citronela perto de janelas e portas, manjericão fresco na cozinha, sachês de cânfora em pequenos espaços e crisântemos no jardim ou varanda formam uma barreira natural. Lembre-se que, embora eficazes, essas plantas podem não substituir medidas de controle mais robustas em casos de infestações severas. A lavanda, hortelã, alecrim e cravo-de-defunto também são opções.
"O uso de plantas como repelentes é uma solução popular e ecologicamente correta, contudo, a eficácia pode variar de acordo com o ambiente e a intensidade da infestação."
Concluiu um especialista em controle de pragas.
Manter a higiene, evitar o acúmulo de lixo e alimentos expostos e combinar métodos são fundamentais para um controle eficaz de moscas.
*Reportagem produzida com auxílio de IA