Foto: Luan Rodrigues
Na manhã desta quarta-feira, 19, representantes da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) e da Associação dos Produtores Rurais (Aprusan), se reuniram para discutir estratégias de ordenamento e fiscalização das feiras da Cohab, Aeroporto Velho e Mercadão 2000. A iniciativa tem como objetivo tornar esses espaços mais organizados, oferecendo melhores condições tanto para os feirantes quanto para os consumidores, além de combater a ocupação irregular do espaço público.
De acordo com o titular da Semap, Bruno Costa, algumas irregularidades ainda persistem nesses locais, como o uso indevido do espaço público, desorganização do trânsito, poluição sonora e problemas na manipulação de alimentos. Ele destacou que a reunião foi um passo importante para alinhar ações que tornem as feiras mais eficientes e regulares. "O nosso objetivo principal é dialogar. Queremos melhorar acessibilidade aos locais, combater a irregularidade e cumprir a legalidade", explicou Costa.
O foco inicial da ação será sensibilizar e conscientizar a população. A Prefeitura e a Aprusan pretendem, com isso, criar espaços mais acessíveis, seguros e com boa mobilidade para os usuários. José Sebastião, presidente da Aprusan, considerou a reunião positiva, ressaltando que o reordenamento das feiras deve ser feito com urgência para que o funcionamento melhore. "A reunião foi muito útil. Discutimos estratégias para eliminar as irregularidades e esperamos que o reordenamento seja feito o mais rápido possível", afirmou.
O planejamento inclui um cronograma de visitas nas feiras, ações de fiscalização e orientações educativas. Já neste final de semana, os fiscais municipais das secretarias de Agricultura e Pesca (Semap), Trânsito (SMT), Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), Meio Ambiente (Semma) e Vigilância Sanitária (VS) estarão presentes nos locais para dar início ao processo de fiscalização.