A Equatorial Pará realizará a entrega da primeira subestação de energia do distrito de Alter do chão, localizada na travessa Antônio Alves, na próxima quarta-feira, 22. O investimento de cerca de R$ 5,86 milhões vai aumentar a capacidade do sistema e melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica, o que beneficiará diretamente quase oito mil famílias do distrito, além de contemplar de forma indireta, famílias que moram no entorno.
A nova subestação vai garantir mais confiabilidade e também possibilitará a instalação de novos empreendimentos na região, o que contribuirá para o fortalecimento do desenvolvimento econômico do distrito de Alter do Chão. A capacidade de geração da subestação é de 34,5/13,8 kv 6,3 MVA, o que garante solução sistêmica para atendimento da vila e de outras cargas no entorno, além de garantir os requisitos de qualidade do fornecimento de energia elétrica.
A subestação de Alter do Chão foi projetada para operar com tecnologias avançadas do segmento de alta tensão, com sistema automático de recomposição do sistema em casos imprevistos. A comunicação da subestação será feita por meio de fibra óptica com monitoramento 24 horas realizado através do Centro de Operações Integradas da Equatorial Pará. Também contará com a tecnologia de sistema de medição operacional a qual ajudará no controle de demanda de combate a perdas de energia na localidade.
Para o superintendente da Equatorial Pará, nas regiões Centro e Oeste, Brunno Margato, o momento é aguardado com muita expectativa. "Será mais um passo rumo ao desenvolvimento dado pela distribuidora, que não mede esforço para contribuir com o progresso do local e também com o bem-estar das pessoas. E isso é fruto de um trabalho incansável para levar energia de qualidade para a nossa área de Alter do Chão, um dos mais famosos cartões postais do Brasil", comemora.
Cultura
O muro da subestação é uma obra de arte a céu aberto. Para valorizar a cultura local, a distribuidora de energia convidou artistas da região para realizarem pinturas em grafite que retratam o dia a dia do distrito. Além disso, no dia da inauguração, estarão presentes no evento os botos Tucuxi e Cor de Rosa, famosos pelo Festival do Çairé. Haverá, também, a apresentação da Orquestra Filarmônica de Santarém.
Fonte: Equatorial Pará