Região do Baixo Amazonas registra 11 acidentes com a _rede elétrica em 2023

Equatorial Pará alerta para os perigos de mexer com a rede sem os cuidados necessários.

Por Rafaelly Nascimento em 17/08/2023 às 22:18:53

De acordo com a Equatorial Pará, de janeiro a julho de 2023, foram registrados, na região do Baixo Amazonas, 11 acidentes com a rede elétrica, sendo seis fatais. Os dados são um alerta para a população, que, na maioria das vezes, desconhece os principais fatores que podem causar situações graves e até fatais.

Vale destacar que entre as principais causas de acidentes estão a construção/reforma próxima à rede elétrica, instalação de antenas, pipas engatadas na rede elétrica, ligações clandestinas e intervenções indevidas na rede.

"Infelizmente, mesmo com uma série de orientações, as pessoas ainda cometem imprudências em atividades do dia a dia, que acabam por ocasionar esses acidentes. A Equatorial Energia trabalha regularmente para reduzir essa estatística", destaca o técnico de segurança da Equatorial Pará, João Alves Neto.

Entre as atitudes que podem salvar vidas, a distribuidora de energia destaca ações como evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, evitar construções perto de fiação na rua e usar equipamentos adequados de segurança.

"Para quem faz uma obra, é importante sempre destacar o cuidado no manuseio de vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos. Já dentro de casa, é válido não sobrecarregar a instalação elétrica, utilizar aparelhos adequados para a conexão dos fios, a fim de evitar curto-circuito, e, principalmente, não realizar ligações clandestinas. E a gente reforça que pessoas não habilitadas jamais devem realizar qualquer tipo de intervenção na rede elétrica. A prática pode ocasionar acidentes fatais", acrescenta Neto.

A Equatorial Pará reforça ainda que, se alguém for vítima de choque elétrico, dentro ou fora de casa, não tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 091 0196 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.

Fonte: Equatorial Pará

Comunicar erro