Foi aprovado em sessão solene na tarde desta segunda -feira (11) na Câmara Municipal de Santarém, o Projeto de Lei nÂș 3164/2022, que institui o Código SanitĂĄrio Municipal. O documento foi elaborado pelo NĂșcleo Técnico de Vigilância em SaĂșde (NTVS) da Secretaria Municipal de SaĂșde (Semsa).
Além de consolidar as normas para a prevenção de doenças, o controle de vetores, a segurança alimentar e a qualidade ambiental, o Código SanitĂĄrio representa um avanço significativo na proteção da população. Ao regulamentar prĂĄticas sanitĂĄrias em estabelecimentos comerciais, residĂȘncias e espaços pĂșblicos, a legislação visa criar um ambiente mais seguro e saudĂĄvel para todos os cidadãos santarenos.
A sessão solene, que foi palco da aprovação, contou com a participação de figuras chave no processo de implementação, incluindo o coordenador do NTVS, Marcelino Xavier, o coordenador da vigilância sanitĂĄria, Izenildo Pedroso, fiscais da vigilância, agentes de saĂșde, vereadores e membros engajados da população.
Marcelino Xavier, coordenador do NĂșcleo Técnico de Vigilância em SaĂșde (NTVS), expressa a importância deste marco.
"Esse momento é muito esperado, pois é uma luta que iniciamos em 2021. Para se ter uma noção da relevância da iniciativa, Belém ainda não possui um código semelhante, enquanto nós, em Santarém, agora contamos com essa ferramenta fundamental," celebra.