De acordo com a Pesquisa "Tendências de Turismo", Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará está entre os destinos turísticos que os brasileiros têm mais interesse em visitar neste ano de 2024. É o que aponta a Pesquisa "Tendências de Turismo", divulgada na segunda-feira (22), pelo Ministério do Turismo.
A pesquisa inédita revela as tendências do turismo para este ano e para o período do verão (de dezembro de 2023 a março de 2024).
Alter do Chão já foi reconhecida como uma das praias de água doce mais bonitas do mundo. Lá, é realizado, em setembro, o Çairé, uma das manifestações culturais mais antigas e bonitas da Amazônia.
A pesquisa aponta ainda que as regiões Nordeste e Sudeste são os destinos preferidos para as férias de verão dos turistas com 42% e 41% respectivamente da preferência. A região Norte aparece com 5%.
O ministro do Turismo, Celso Sabino destacou a relevância dos novos dados para o setor. "As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa divulgada agora, para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil", disse.
Praia
A combinação de sol e praia, o ponto forte de Alter do Chão, é a preferida para 51% dos brasileiros viajantes. A pesquisa também apontou que 69% dos brasileiros fazem uma viagem a lazer por ano e que 66% dos turistas viajam, em uma média, de 10 dias. Ao menos 47% ficam na casa de amigos e parentes. A hospedagem em hotel representa 29%. A maioria pretende viajar em família (60%). Viagens com amigos ou de forma solitária representam 13% dos entrevistados em ambos os casos.
Atrativos
Destinos que oferecem opções de sol e praia, natureza/ecoturismo e saúde/bem-estar largam na frente da corrida pela atenção do turista. Sol e praia é a atração turística preferida de 59% dos entrevistados. Natureza/ecoturismo ocupa o segundo lugar, sendo citado por 27% dos participantes. Saúde/bem-estar vem em seguida, com 20%; turismo de aventura é o eleito de 16% e o religioso/espiritual é a preferência de 14% dos que participaram da pesquisa.
Os locais que oferecem belezas naturais para atrair visitantes também saem na frente. Isso porque 31% consideram esse fator na escolha de uma viagem. Preço baixo/favorável é o eleito por 25%, possibilidade de reencontro com familiares/amigos, por 23% e boas avaliações é um critério relevante para 15% dos entrevistados.