A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), iniciou as visitas guiada aos estudantes, nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF). Na manhã desta quinta-feira, 29, a recepção será ao grupo de estudantes da Escola Municipal São José, da comunidade de várzea de Piracaoera de Baixo, a partir das 09h30. Na oportunidade, haverá o bate-papo da organizadora Francielly Sá sobre a exposição Upcycling Amazônico.
Além do atendimento ao público estudantil, o Centro Cultural João Fona continua recebendo turistas de outros estados brasileiros e de outros países. Hoje, norte-americanos do transatlântico Ship Zaandam conheceram detalhes da história de Santarém.
"A curiosidade maior deste grupo foi sobre as cerâmicas, ricas em detalhes e tempo. Sobre ter um peixe na bandeira de Santarém, eles foram informados que se trata da espécie pirarucu, uma das maiores espécies da Amazônia, que continua a alimentar a nossa população e representa a fartura do pescado, explicou a guia de Turismo Milena Sarmento.
Adson Tertulino, secretário municipal de Cultura, afirma que o Centro Cultural João Fona está sempre pronto a receber mais pessoas interessadas em conhecer a história de Santarém.
"Temos um bom retorno em relação ao serviço desempenhado pelos nossos servidores, que estão sempre prontos ao atendimento e, também, ao desenvolvimento de atividades lúdicas e, principalmente, sobre o conhecimento da história patrimonial material e imaterial. Pretendemos ampliar esse conhecimento ao público, com o Projeto Museu Itinerante, à frente o nosso chefe do CCJF, Renato Sussuarana, externando ainda mais os serviços deste equipamento cultural deslocando até as escolas públicas do município", destacou.
O Centro Cultural João Fona fica localizado na Rua Adriano Pimentel, s/n, - orla da cidade, bairro Prainha, dentro da área da Praça Barão de Santarém.