O Centro Cultural João Fona completa 33 anos de existência no próxima terça-feira(27 ). Para comemorar a data, uma série de atividades serão realizadas uma delas é o projeto Resgatão – Cordões de Folguetos e Brincadeiras de Roda. O Centro Cultural João Fona (CCJF) fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, na área da Praça Barão de Santarém, Orla, bairro Prainha. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18 horas.
A programação teve inicio no dia 12, com o lançamento do Projeto Resgatão – Cordões de Folguetos e Brincadeiras de Roda, a exposição fotográfica Da Várzea ao Centro, do Professor, Doutor e Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), Anselmo Colares, a atração artística-cultural ficou a cargo do artista e servidor da Semc, o Gonzaga Blantez. Participaram do ato as representações do Banco da Amazônia, da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETPA) de Santarém e do Serviço Social do Comércio (Sesc).
E nesta quarta (14) haverá a oficina com a ceramista Ana Leal, de 08h30 às 10h.
Projeto Resgatão
Trata-se do resgate da memória de manter viva a cultura popular regional amazônica, de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história e identidade. Resgatar os cordões de pássaros, Boi Bumbá, Pastorinhas, brincadeiras de rodas e cordões de folguetos.
Sobre o Centro Cultural
O CCJF foi criado por meio da Lei Municipal nº 13.791/1991. Utilizado exclusivamente com finalidades culturais, dando-se prioridade para a instalação nas dependências, de salas museológicas, fixas e transitórias.
O prédio histórico da Prefeitura de Santarém é uma das rotas turísticas nacionais e internacionais no município santareno. A edificação predial iniciou em 1853 com término em 1867, sendo inaugurado em 1868. Nas instalações já funcionaram as atividades do Ministério Público de Justiça (Fórum de Justiça), Intendência Municipal (Prefeitura de Santarém), Câmara Municipal e Prisão Pública.