Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Nova vacina

Nova vacina Zalika contra a Covid-19 chega aos postos de saúde em todos os municípios do Pará

Com 70 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, a vacina Zalika, aprovada pela Anvisa, é destinada a pessoas a partir dos 12 anos e integra o calendário de imunização para gestantes, idosos e grupos especiais.


Foto: Fa?bio Rodrigues / Age?ncia Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que a nova vacina contra a Covid-19, chamada Zalika, já está disponível em todos os postos de saúde dos 144 municípios paraenses. As 70 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2024, junto com 48 mil doses da Pfizer Baby e 3 mil da Moderna, estão sendo distribuídas para atender a diferentes faixas etárias e grupos prioritários.

A vacina Serum/Zalika, destinada a pessoas a partir de 12 anos, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se mostrou eficaz em estudos de fase 3, com 90% de eficácia contra casos sintomáticos em adultos. Além disso, ela apresenta vantagens como maior prazo de validade e facilidade de transporte e conservação, com temperatura entre 2°C e 8°C.

Além da Zalika, a Pfizer Baby é destinada a crianças de seis meses a quatro anos, e a Moderna a pessoas a partir de seis meses de idade. O Ministério da Saúde também anunciou que a vacina contra a Covid-19 agora integra o calendário nacional para gestantes, com uma dose a cada gestação, e para idosos, com uma dose a cada seis meses.

Conforme a Nota Técnica do Ministério da Saúde, os demais grupos prioritários, como imunocomprometidos, terão doses periódicas, a cada seis meses para eles e anualmente para outros grupos especiais. A coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, reforçou a importância da vacinação, principalmente em períodos chuvosos, quando o aumento de doenças respiratórias é comum devido à aglomeração de pessoas.

O Pará registrou 12.630 casos de Covid-19 em 2024, com 95 óbitos, e já contabiliza 133 casos em 2025, com 5 mortes até o momento. A Sespa continua monitorando a situação através do Sistema de Monitoramento Estadual da Covid-19, reforçando também a necessidade de medidas preventivas, como o uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.

A vacinação está disponível nos postos de saúde e a Sespa orienta a população a procurar os locais para garantir a proteção contra a Covid-19.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!