Para participar, o cliente deve procurar as agências de atendimentos que funciona das 8h às 17h, no bairro Prainha e das 8h às 14h na Estação Cidadania e entregar lâmpadas ineficientes, como as fluorescentes ou incandescentes que serão trocadas por lâmpadas LED, sendo preciso obedecer ao limite de cinco unidades por cliente. O benefício é destinado a todos os clientes residenciais e rurais, inclusive os cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica, que devem apresentar a fatura do mês anterior paga e sem débitos anteriores. No ato da troca, eles também recebem orientações sobre o consumo consciente e seguro de energia elétrica.
De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente, Gilliard Vaz, a distribuidora não tem medido esforços para incentivar o uso adequado e a utilização correta e segura da energia elétrica e proporcionar, consequentemente, mais economia na conta de luz. "Essas trocas ocorrem durante todo o ano, inclusive nos Mutirões pelo Cliente Todo Dia realizados nos diversos bairros da cidade", reforça.
Dentro de uma residência, as lâmpadas representam de 15% a 25% do valor da conta de energia. E para ajudar na economia, a uma alternativa viável e mais econômica consiste justamente na adoção de lâmpada LED, que possui um consumo de energia menor porque resulta em menos aquecimento. Como menos energia elétrica é transformada em calor, mais energia é voltada para a iluminação e menor é o consumo.
Outra vantagem está relacionada a durabilidade, o que reduz a quantidade de vezes para a troca de lâmpadas queimadas.
Além disso, as lâmpadas LED proporcionam importantes benefícios ao meio ambiente, já que sua estrutura é reciclável, o que torna o processo de descarte mais simples do que as tradicionais, haja vista que esse tipo de iluminação não possui material tóxico na sua composição, como ocorre nos demais tipos.
Posto de Coleta E+ Reciclagem
Além das agências de atendimento, a troca de lâmpadas também pode ser realizada no Posto de Coleta E+ Reciclagem, localizado na praça São Sebastião, próximo ao Centro Cultural João Fona (antigo Museu), no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Serviços:
Agência de Atendimento do bairro Prainha
Local: Avenida Rosa Passos, canto com a avenida Dom Frederico Costa,
Bairro: Prainha
Horário: 8h às 17h
Agência de Atendimento na Estação Cidadania
Local: Avenida Rui Barbosa (próximo à Praça dos Três Poderes).
Bairro: Centro
Horário: 8h às 14h
Posto de Coleta E+ Reciclagem
Local: Praça São Sebastião, bem ao lado do Centro Cultural de Santarém (antigo Museu).
Bairro: Centro
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h.