A vacinação de crianças, jovens e adultos contra a Covid-19 está suspensa em Santarém por falta de doses do imunizante. Na última sexta-feira(24) a rede de frio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu 18.084 doses da vacina Bivalente.
Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a vacinação será feita de forma escalonada e por etapas. A primeira fase contemplará grupos prioritários. A Semsa aguarda a chegada de novas doses para abranger todas as faixas etárias.
Nesta primeira fase, a campanha de imunização da vacina bivalente é dirigida a grupos prioritários, como os pacientes com baixa imunidade, idosos acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP) e os trabalhadores dessas instituições, povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos. Vale ressaltar que só poderá receber a vacina bivalente quem tomou pelo menos duas doses das vacinas anteriores, com intervalo de 4 meses da última dose.
Devido ao baixo estoque de imunizantes, visando otimizar as aplicações e evitar perdas de doses, a imunização em Santarém segue o cronograma elaborado pela rede de frio da Semsa, que estabelece o revezamento de administração de vacina onas UBSs da Zona Urbana e Planalto, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira e sábado na Prefeitura de Santarém, das 8h às 14h. Para receber os imunizantes é necessário apresentar carteira de vacinação, cartão SUS, um documento com foto e o CPF.
Esquema de vacina contra Covid-19 na zona urbana
Na segunda-feira, das 8h às 16h, a imunização contra covid-19 ocorre nas UBS"s:
Na terça-feira, nas UBS"s:
Na quarta-feira:
Na quinta-feira:
Na sexta-feira:
Esquema de vacina contra Covid-19 no Planalto
Na segunda-feira, das 8h às 16h
Na terça:
Na quinta:
Na sexta:
As comunidades Tiningú, Nova Esperança do Ituqui, Santana do Ituqui e Corta Corda fazem programações conforme as demandas locais.