Teve inicio nesta segunda-feira(17) o prazo para candidatos solicitarem a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 . Para os isentos que não compareceram aos dois dias de prova em 2022 precisam justificar a ausência, caso desejem participar da próxima edição gratuitamente.
Os interessados devem acessar a Página do Participante, com o login único da plataforma Gov.br, e realizar os procedimentos até o dia 28 deste mês. O resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 será divulgado no dia 8 de maio.
Recuperação de senha
Caso o candidato não se lembre da senha da conta cadastrada no Gov.br, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em "Avançar". Em seguida, é preciso selecionar a opção "Esqueci minha senha", para aparecer diversas formas de recuperar a conta. O(A) participante deverá selecionar uma das alternativas a seguir para gerar uma nova senha:
Por meio de aplicativos, como o Meu gov.br, ou de bancos credenciados;
Pelo internet banking;
Por e-mail;
Por mensagem de texto (SMS).
Acessibilidade
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), disponibilizou duas versões do edital de isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e da justificativa de ausência no Enem 2022. Uma delas é adaptada para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a outra é adaptada para deficientes visuais – ambas são novidades da edição deste ano. As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Fonte: MEC