Os locais para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) foram ampliados no município de Santarém, no oeste do Pará, pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Agora são tres locais para solicitar a emissão.
Além do CAS/CAEC, ela também será emitida no CAPSi, na Travessa Silva Jardim, 1126, bairro Aldeia, das 13h às 17h e no CRAS Ribeirinho, altos do Mercadão 2000, das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) possui validade de cinco anos, a partir da data de emissão, para o município de Santarém.
A emissão da Carteira de Identificação do Autista é feita mediante formulário preenchido e assinado pelo responsável, laudo médico emitido pelo profissional (especialista em Neurologia ou Psiquiatria), documentos originais do requerente (RG e CPF) e do responsável (RG e CPF), comprovante de residência e 2 fotos 3x4.
Não é necessário solicitar agendamento para fazer a emissão.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é um documento digital facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.