Nesta quinta-feira(22) aniversário de Santarém, seis pessoas que serão agraciadas com a prestigiosa Medalha Padre João Felipe Bettendorf. A honraria, que leva o nome do fundador de Santarém, é a maior distinção concedida pelo município e representa um reconhecimento aos notáveis feitos daqueles que se destacaram em suas áreas de atuação ou contribuíram de forma significativa para o progresso da cidade.
A cerimônia de entrega ocorrerá nesta quinta-feira, 22, às 20h, na Casa de Cultura. Será uma noite de homenagens merecidas e de reflexão sobre o legado que esses agraciados deixam para as futuras gerações.
Os seis agraciados com a medalha são pessoas de destaque em suas respectivas áreas e cujas contribuições foram essenciais para o desenvolvimento do município, são eles:
Cada um possui uma trajetória única, repleta de dedicação, talento e amor por Santarém.
Em relação a essa importante homenagem, o prefeito Nélio Aguiar expressou sua satisfação e enalteceu o significado da Medalha Padre João Felipe Bettendorf. "É com grande alegria que anuncio os nomes dos agraciados com essa distinção tão especial. A Medalha Padre João Felipe Bettendorf é um símbolo de reconhecimento aos que contribuíram para o crescimento e o bem-estar de nosso município. Essas pessoas, com seu trabalho incansável e dedicação, deixaram um legado significativo e inspirador para todos nós. É um privilégio poder celebrar suas conquistas e agradecer por tudo o que fizeram e continuam fazendo por nossa cidade."
Sobre os agraciados:
Dieter Albert Richard Morszeck – Empresário alemão. Em 2016 criou a Fundação Dieter Morszeck, organização sem fins lucrativos, que desenvolve ações humanitárias em vários países do mundo nas áreas de saúde, pesquisa e educação. A Fundação chegou ao Brasil em 2017. Em março de 2023, a região amazônica passou a contar com o projeto de resgate aéreo de pacientes em áreas remotas com sede em Sanarém. De março a junho de 2023, já foram realizados 69 resgates. A fundação também apoiou 4 ações humanitárias promovidas por projetos com foco na área de assistencialismo e saúde em pequenos municípios do oeste do Pará.
Elyene Silva Amaral
Nascida em 01 de maio de 1962, na cidade de Candeias, no Estado da Bahia, fixou residência em Santarém em 1980. Graduada em Técnica em Assistente Social, casou-se no ano de 1985, e dessa união nasceram dois filhos. Servidora pública municipal há 42 anos. Trabalhou na gestão de vários prefeitos e hoje é a coordenadora do Cerimonial da Prefeitura de Santarém.
Edson Alves Ferreira Filho
É médico com especialização em neurocirurgia, neurologia, psiquiatria, medicina da família e comunidade.
Dom Irineu Roman
É o primeiro arcebispo da recém criada Arquidiocese de Santarém. Estudou Teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná, em Londrina e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Nasceu em 10 de agosto de 1958 no município de Nova Prata no Rio Grande do Sul.
Sidmar de Oliveira
É natural de Santarém, nascido em 14 de novembro de 1976, com 46 anos, é casado. Possui Formação Superior em Ciências da Computação, com Pós-Graduação e Especialização em Docência do Ensino Superior, em Gestão Pública e em Segurança Pública pela Faculdade de Cascavel no Paraná. Integra o quadro da Polícia Rodoviária Federal por meio de concurso público desde 2009, atualmente é o Chefe da 5ª Delegacia da PRF no Estado do Pará.
Eliesio Leonel da Gama
Natural da cidade de Monte Alegre (Pa). Veio para Santarém com 14 anos de idade para estudar. Aqui, constituiu família, graduou-se em Direito pela ULBRA e tem Pós Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É empresário do ramo de material para construção civil e grande apoiador de projetos sociais.
Após a solenidade de entrega da Medalha haverá o show 'Canta Santarém' com apresentação de artistas regionais. O evento será transmitido pelos canais oficiais da Prefeitura.
Fonte: Agencia Santarém