O "Julho Amarelo" é uma campanha dedicada ao combate às hepatites virais,em virtude disso a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza uma programação. Dentre as atividades, estão: testagem rápida, orientação, divulgação do serviço e panfletagem.
Ao todo, 15 ações serão realizadas em locais, dias e horários estratégicos visando atingir à população residente na zona Urbana, planalto e rios. A meta é realizar 4 mil testes de Hepatite B e C, HIV/Aids e Sífilis.
A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada tanto por vírus, quanto pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, bem como por doenças autoimunes. Cada tipo de hepatite viral possui características específicas em termos de transmissão, gravidade, tratamento e prevenção.
No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, menos frequentes. Em Santarém e região, as Hepatites B e C são mais comuns. Essas não apresentam sintomas nas fases iniciais, podendo evoluir para doenças mais graves, como câncer hepático ou cirrose.
De acordo com dados do Centro de Testagem e Aconselhamento, de 2007 a 2022, foram diagnosticados com Hepatites Virais B e C, na região Oeste do Pará, 1.202 pessoas, sendo 654 homens e 548 mulheres.
Segundo a coordenadora do CTA, Ana Ferreira, por serem doenças silenciosas, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento em tempo oportuno.
"A campanha é de suma importância, pois através do diagnóstico precoce podemos reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações. Ressalto que no mês de julho as equipes do CTA intensificam as ações, mas durante todo o ano fazemos a testagem, o acolhimento e a distribuição de insumos de prevenção das hepatites virais".
Confira a programação :
06.07 - Ação na estrada (parceria com o posto Ipiranga)
Hora: 8h às 17h | Local: Posto Tapajós
06.07 - Enfrentamento
Hora: definida pela equipe da unidade | Local: UBS Maracanã
14.07 - Lançamento
Hora: 8h às 13h | Local: Sesc
15.07 - Festival Borari
Hora: 15h às 23h | Local: Alter do Chão
Enfrentamento
Data e hora: em alinhamento | Locais: Tiningú e Santarenzinho
19.07 - Enfrentamento
Hora: definida pela equipe da unidade | Locais: UBS Boa Esperança, Nova República, Vila Socorro e São Miguel
20.07 - Consultório na Rua
Data, hora e locais: Em alinhamento
27.07 - Enfrentamento
Hora: definida pela equipe da unidade | Local: Ubs Jardim Santarém
Penitenciária
Data e hora: Em alinhamento
LGBTQIAPN+
Data, horário e locais: Em alinhamento
28.07 - Encerramento - Blitz educativa
Hora: 16h às 22h | Local: Em frente a Orla de Santarém
Sobre o CTA: oferta diagnóstico com testes rápidos, insumos de prevenção e o tratamento para HIV, Sífilis e as Hepatites Virais B e C. Além de atender as solicitações do Sipat, universidades, escolas e solicitações de outros órgãos públicos com palestras educativas, acolhimentos e as orientações.
O equipamento atende toda a região Oeste do Pará por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O CTA está localizado na Av. Barão do Rio Branco, 860 - Bairro Santa Clara.
Julho Amarelo
A campanha nacional foi instituída pela OMS, através da Lei nº 13.802, de 2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, visando promover a luta e a educação a respeito das hepatites virais.
Fonte: Agencia Santarém