UPA, PSM e HMS contabilizam mais de 116 mil atendimentos nos seis primeiros meses de 2023

Das cirurgias realizadas no período, as ortopédicas estão em primeiro lugar com um total de 865 procedimentos.

Por Rafaelly Nascimento em 27/07/2023 às 16:07:19

Nos seis primeiros meses de 2023, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, o Pronto-socorro Municipal (PSM) e o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) registraram um total de 116.155 mil atendimentos.

Claudilene Sousa Sales, auxiliar de limpeza, representou uma entre as 71.097 pessoas que procuraram auxílio na UPA neste período. Levando seu filho de 18 anos com sintomas de pressão baixa, ela se surpreendeu com a agilidade dos profissionais na unidade.

"O atendimento foi rápido, tanto na triagem quanto na medição. A médica deu atenção na hora para o meu filho, que graças a Deus, já está melhor. Já vim aqui várias vezes acompanhar outros familiares, mas dessa vez, tirei o chapéu para o atendimento. Percebo que as coisas estão melhorando por aqui", relatou.

Rodolfo Souza dos Santos, enfermeiro e gerente da UPA, apontou a sazonalidade como um dos fatores para o grande volume de atendimentos no primeiro semestre deste ano.

"Tivemos uma alta demanda de pacientes com sintomas gripais de março a abril, período em que registramos uma média diária de mais de 460 atendimentos. No entanto, essas demandas estão relacionadas ao período chuvoso na Amazônia, que configura esse tipo de atendimento", esclareceu.

Nesse mesmo intervalo, o PSM realizou 28.103 atendimentos e o HMS, além de registrar 5.300 internações, efetuou 7.140 atendimentos obstétricos e 1.756 partos.

Odilene Martins, uma das mães que procurou o HMS quando seu filho necessitou de cuidados médicos, viu seu pequeno David, de apenas um ano e dois meses, passar 37 dias internado devido a uma pneumonia.

"David chegou em estado grave, porém resistiu. Durante sua internação, deu os primeiros passos aqui no hospital e criou muitas amizades. Fomos muito bem acolhidos por todos os profissionais, desde os enfermeiros até a equipe de limpeza. Agradeço a todos", expressou Odilene.

Já o setor cirúrgico do HMS realizou um total de 2.759 procedimentos cirúrgicos, nos primeiros seis meses de 2023, sendo as especialidades mais comuns as ortopédicas, com 865 intervenções, e as obstétricas, com 818 procedimentos.

Obstetrícia

A Obstetrícia do HMS, operando com 49 leitos, atendeu um significativo número de pacientes nos meses de março e maio. Em março, foram 463 internações e em maio, 440. Assim, durante o primeiro semestre, o total de internações chegou a 2.517.

Juntos, o HMS, PSM e a Obstetrícia prestaram assistência a 45.058 pacientes nos primeiros seis meses deste ano. Somando-se a isso os 71.097 atendimentos da UPA, o resultado foi de 116.155 pacientes atendidos.

Greyce Gomes, presidente do Comitê Gestor do HMS, PSM e UPA, enfatizou que, "os números do primeiro semestre refletem claramente nosso esforço incessante para garantir atendimento médico a todos que necessitam", disse.

Fonte: Ascom -PSM /HMS

Comunicar erro