No coração da Amazônia, o Festival de Cinema Latino-Americano de Alter do Chão (CineAlter 2023) se prepara para a terceira edição. Consolidado como o maior festival do oeste do Pará, o CineAlter 2023 apresentará nos dias 3, 4 e 5 de novembro uma programação com cinco mostras entre competitivas e paralelas, além de rodas de debate e apresentações multiartísticas. O longa "We Are Guardians", que significa "Somos Guardiões", com a direção de Chelsea Greene, Rob Grobman, Edivan Guajajara, além de ter Leonardo DiCaprio entre os produtores, será exibido na abertura oficial.
Marcado para acontecer das 9h às 22h30 na Praça Central e no Centro Comunitário da Aldeia Borari, em Alter do Chão, o CineAlter 2023 terá mais de 50 filmes de diversos gêneros em exibição, proporcionando uma diversidade de narrativas e estilos cinematográficos. O evento promete envolver os admiradores do cinema numa experiência única. Nas sessões especiais, que acontecerão na praça principal da vila, terá filmes de diretores e produtores famosos e com grande relevância para o mercado nacional e internacional de cinema.
Logo após a cerimônia de abertura terá o filme "We Are Guardians", com a presença da diretora Chelsea Greene. No sábado haverá a exibição do longa-metragem "Medida provisória", do ator e diretor Lázaro Ramos, que conta a história de um Brasil do futuro, numa realidade distópica, na qual o governo brasileiro decide, de forma autoritária, que os cidadãos afrodescendentes devem se mudar para países africanos.
No encerramento, duas produções incríveis estarão disponíveis para o público, sendo o filme "A terra foi rasgada", Dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal, evidencia a aliança e a luta dos povos Kayapó, Yanomami e Munduruku contra o garimpo ilegal em seus territórios. O filme infantojuvenil "Alice dos Anjos", de Daniel Leite Almeida, livremente inspirado em "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, e em "Pedagogia do Oprimido", de Paulo Freire, é um musical que conta a história de uma menina negra que trava uma guerra com um influente coronel.
"Esse ano nós temos a alegria de exibir filmes poderosos, muitos deles feitos no Brasil e fora do nosso país. A minha satisfação também está na quantidade de filmes que exibiremos, com a produção de santarenos, com personagens e produtores do oeste do Pará, do Xingú e de outras regiões da Amazônia", disse Raphael Ribeiro, coordenador do festival.
Veja a programação detalhada aqui https://docs.google.com/document/d/1gxEoFXjVI1j1dx4teHbsIMsiFam6ReOyy3x51k5-kBo/edit
O Festival
O Festival existe há 3 anos e promove cinema de impacto no interior da Amazônia. Desde a primeira edição é considerado uma importante ferramenta de expressão cultural e social, permitindo que as comunidades locais compartilhem suas histórias, tradições e desafios de uma maneira única por meio do audiovisual. O CineAlter celebra uma diversidade de produções audiovisuais.
Serviço
O CineAlter é uma realização do Instituto Território das Artes, organização sociocultural do Tapajós, em Termo de Fomento com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT/PA), via emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro. O festival conta também com a parceria de 42 instituições públicas e privadas.
Fonte: Equatorial Pará