Por decisão judicial centro cirĂșrgico e UTI do Hospital Municipal retornam com funcionamento

Salas prĂ© e pós-cirĂșrgicas, anestĂ©sicas, e primeira fase das enfermarias cirĂșrgicas tambĂ©m são contempladas, juntamente com a liberação do tomógrafo para diagnósticos precisos.

Por Rafaelly Nascimento em 19/12/2023 às 21:00:42
Foto: Agência Santarém

Foto: Agência Santarém

Foram liberados nesta segunda-feira(18), após decisão judicial do juiz Claytoney Passos Ferreira, da 6ÂȘ Vara Civil e Empresarial de Santarém, a reabertura e o funcionamento dos Centros Cirúrgicos, UTI, salas pré e pós-cirúrgicas e anestésicas, bem como a primeira etapa da ala das enfermarias da clínica cirúrgica e o uso do tomógrafo do Hospital Municipal de Santarém.

Após passarem por reformas abrangentes, que incluíram ajustes na parte elétrica, forro, paredes, piso e teto, essas ĂĄreas, agora retomam suas operações.

A abertura da ala das enfermarias e clínica cirúrgica estĂĄ prevista para acontecer a partir de 22 de dezembro. Posteriormente, a ala da enfermaria de clínica médica e a enfermaria pediĂĄtrica serão reabertas, com previsão para o final de janeiro de 2024.

"Com a reabertura destas alas serão suprimidos os serviços atualmente executados na sala cirúrgica do HRBA, desafogando consideravelmente as internações de pacientes com necessidade de procedimentos cirúrgicos emergenciais, além de otimizar e agilizar a prestação dos serviços de saúde neste complexo. Da mesma forma, a retomada da UTI para o HMS, viabilizarĂĄ a transferĂȘncia dos pacientes da Sala de Estabilização alocada na UPA para a Área do PSM anteriormente ocupada pela UTI, liberando novos leitos na UPA, para atendimento de pacientes urgentes, de gravidade moderada e que necessitem de atendimento médico sem risco imediato, desafogando aquela unidade." destacou a presidente do comitĂȘ gestor do HMS, Layanna Barbosa.

Interdições

Permanece interditada a ala de obstetrícia, assim como as demais unidades do HMS. O Pronto Socorro Municipal iniciou a retomada de seus serviços em 29 de setembro, mas a Unidade não estĂĄ funcionando com portas abertas ao público. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas continua sendo o principal ponto de referĂȘncia para casos de urgĂȘncia e emergĂȘncia.


Comunicar erro