Não é somente na parte urbana das cidades que a população corre risco de acidente com a rede elétrica. As zonas rurais dos municípios também possuem índices de ocorrências. Por isso, a distribuidora de energia orienta os consumidores sobre os cuidados necessários para evitar situações graves e até fatais nessas áreas.
É importante que haja planejamento antes da execução de qualquer trabalho na zona rural. Um dos erros mais comuns é usar equipamentos que contêm metal, próximos à rede elétrica, como é o caso das colheitadeiras e outros veículos, que apresentam perigo normalmente relacionado à altura em relação ao solo, o que facilita, em lugares mais altos, o contato com a rede energizada.
Uma ação comum também é a pessoa colocar a pá de trabalho nos ombros, com a parte metálica para cima. Se houver fiação fora do padrão, há possibilidade de encostar a pá no fio de energia.
Outro fator que causa acidentes é a intervenção indevida na rede. Em alguns casos, clientes contratam outras pessoas para solucionar problemas nos fios energizados, entretanto, essa prática é perigosa para quem executa e para quem mora nesses lugares, pois somente os profissionais da Equatorial são autorizados e capacitados para realizar serviços que envolvem desde a baixa até a alta tensão.
Éder Carvalho, executivo de Segurança da Equatorial Pará, destaca que é necessário acionar a distribuidora em casos de falta de energia. Ele pontua que as ocorrências podem ser registradas pela atendente virtual Clara, no WhatsApp, pelo número (91) 3217-8200, pela central de atendimento 0800 091 0196 ou pelo aplicativo da Equatorial Energia.
"Temos diversos canais. Por isso, podemos e precisamos ser acionados para efetuarmos os serviços necessários na rede, seja ela rural ou urbana", finaliza.
Confira outros cuidados com a rede elétrica na zona rural:
Atenção ao regular equipamentos de irrigação, pois os jatos de água podem atingir a rede elétrica e causar curto-circuito;
Nunca deixar veículos estacionados próximos à rede elétrica;
Não plantar espécies de grande porte, como o eucalipto, embaixo das linhas de transmissão e redes de distribuição;
Não realizar poda de árvores que estejam próximas ou tocando na rede elétrica;
Não realizar queimadas próximas à rede elétrica.
Fonte: Equatorial Pará