Até a primeira quinzena do mês de abril, a Equatorial Pará vai realizar a nova fase do projeto de conexão do município de Aveiro ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A empresa fará a travessia subaquática de cerca de 5 km de cabos de distribuição, que vai da comunidade Daniel Carvalho até a cidade de Aveiro. Esta etapa da iniciativa tem o investimento superior a R$ 27 milhões.
De acordo com o gerente de Obras e Manutenção, Leandro Martins, esta fase é a que tem mais inovação tecnológica e, também, a que requer mais atenção no projeto, por conta do desafio de realizar uma interligação subaquática. "Atuamos com muita dedicação e compromisso para levar até o nosso cliente a energia com alta qualidade. São mais de mil famílias beneficiadas com uma obra que oferecerá um forte impacto socioambiental, justamente por estarmos tirando uma usina que consome muito diesel e que acaba impactando o meio ambiente", reforça.
Vale destacar que, com a interligação ao SIN, a cidade de Aveiro terá uma capacidade de disponibilidade de energia maior do que hoje, o que significa que a área poderá receber novos empreendimentos, garantindo a geração de emprego e renda para os moradores e o desenvolvimento do local.
As etapas
Primeira:
Lançamento subaquático, sem necessidade de haver supressão da vegetação, a fim de evitar impactar ao meio ambiente.
Segunda:
Construção do Alimentador, com 150 km de rede elétrica, que suprirá a cidade.
Terceira:
Regularização de toda a rede de distribuição de energia dentro do município.
A obra completa tem previsão de ser entregue à população no mês de setembro.
Desativação de usina
Atualmente, a cidade de Aveiro é atendida através do sistema isolado proveniente de uma usina termelétrica a óleo diesel, o que representa um alto custo de geração. Com a conclusão da interligação ao SIN, a usina será desativada, o que, além de melhorar a qualidade da energia, também trará benefícios ao meio ambiente, já que o combustível fóssil deixará de ser queimado.
Fonte: Equatorial Pará