Foto: Equatorial
Os furtos de transformadores de energia têm gerado grandes prejuízos na região do Baixo Amazonas, além de representar riscos significativos para a segurança da população. De acordo com levantamento realizado pela Equatorial Pará, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2025, mais de 200 transformadores foram furtados na região.
O município de Santarém lidera a lista com 43 transformadores roubados, seguido de Belterra, com mais de 30 casos. Outras cidades como Rurópolis, Mojui dos Campos, Campo Verde, Itaituba, Prainha, Alenquer, Novo Progresso, Óbidos, Trairão e Juruti também registraram ocorrências significativas.
Esses furtos têm causado sérios prejuízos tanto para a Equatorial Pará quanto para a população, que tem ficado sem energia elétrica em residências e comércios. Além disso, as ações criminosas geram riscos de acidentes fatais, como alertado pela distribuidora de energia.
Impacto nas Áreas Rurais
Conforme Lana Gomes, executiva de manutenção da Equatorial Pará, as áreas rurais têm sido as mais afetadas pelos furtos, uma vez que essas regiões estão mais distantes da movimentação de pessoas, dificultando o combate a esse tipo de crime. "Além do enorme prejuízo financeiro com gastos inesperados, esses furtos também afetam a população local. Temos relatos de comunidades cuja produção foi totalmente comprometida, uma vez que os clientes atendidos pelos transformadores roubados ficaram sem energia", explica Lana Gomes.
Riscos de Acidentes
A Equatorial Pará reforça o alerta sobre os perigos de mexer com redes de energia elétrica, um serviço que deve ser executado apenas por profissionais qualificados. Qualquer interferência indevida na rede pode resultar em acidentes graves, incluindo mortes. A distribuidora também aponta que os furtos na região têm sido reincidentes, com a substituição dos transformadores sendo seguida, em muitos casos, por novos roubos.
"Em diversos municípios da região, um novo transformador foi instalado, mas logo em seguida, foi novamente retirado pelos vândalos. Estamos trabalhando em conjunto com a polícia para identificar e punir os responsáveis por esses furtos", acrescenta Lana.
Orientações à População
A Equatorial Pará orienta a população a registrar ocorrência de furto na Delegacia de Polícia Civil sempre que um transformador for roubado. Com o Boletim de Ocorrência (B.O.) em mãos, os moradores devem se dirigir a uma agência da distribuidora para abrir uma reclamação sobre a falta de energia devido ao furto.
A distribuidora ainda destaca que os clientes precisam estar atentos aos riscos e nunca tentar realizar intervenções no sistema elétrico, pois apenas profissionais capacitados podem operar de maneira segura.