A deputada Maria do Carmo trouxe ao plenário nesta quarta (22) uma denuncia, de que uma das praias mais bonitas de Alter do Chão, a Ponta do Cururu, esta sujeita a um a leilão para pagamento de dívidas trabalhistas no Rio de Janeiro, contraídas por uma comunidade de moços cristãos, existente em todo o Brasil, que se instalaram anos atrás na praia. "Essa instituição deu como garantia na Justiça Trabalhista a "documentação", que eu entendo que seja fraudulenta para a garantia desta dívida, e agora, como não foi paga, eles estão levando a leilão", explicou a deputada.
A parlamentar considera a situação um absurdo. "Primeiro porque essa é uma área que está dentro de outra área de proteção ambiental, que foi arrecadada pelo Incra no ano de 1978, com documentação legal e organizada pelo Incra, dando conta de que é da União, e até porque é uma praia", detalhou.
"Ano passado", informou a deputada, "tentaram fazer o leilão da praia, o que foi impedido porque o Ministério Publico Federal e o Incra se posicionaram e a justiça trabalhista do Rio voltou atrás. Mas agora, novamente foi reaberto o processo para que, até 10 de abril, se inscrevam quem queira comprar a referida área". Maria do Carmo informou também que são grandes empresas de turismo que estão interessadas, principalmente porque querem colocar resorts e hotéis de natureza turística. "O que seria muito bom se não fosse dentro de uma área que é pública, muito utilizada pela população do município e de turistas".
A documentação apresentada na justiça esta sendo questionada, tanto pelo Incra, e pelos Ministérios Públicos Federais e Estaduais.
Fonte: ALEPA