Na última terça-feira(18) profissionais que atuam na Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, receberam treinamento para casos de engasgos em bebês e crianças.
"Toda informação que vem para nós é muito importante, não só para a gente enquanto profissional de saúde, mas também para os pais, porque a gente vai repassar essas orientações. Sempre passamos por essas reciclagens e treinamentos e é sempre fundamental renovar os conhecimentos", afirmou.
A capacitação é uma iniciativa da gerência assistencial do hospital, em parceria com a equipe multiprofissional e o time de resposta rápida. Os profissionais foram apresentados a alguns casos em que bebês recém-nascidos ou crianças até 2 anos de idade podem sofrer engasgo, o que fazer nestas situações - utilizando a técnica de desengasgo chamada de Manobra de Heimlich.
O treinamento atende à lei estadual ordinária Nº 9.877, de 20 de março de 2023, que determina que todos os hospitais e maternidades públicas e privadas, no âmbito do Estado do Pará, prestem orientações para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita de recém-nascido.
Os participantes da ação receberam uma cartilha e foram orientados a repassar esse conhecimento aos familiares e responsáveis por esses pacientes. Além dos colaboradores das Unidades de Terapia Intensiva, profissionais de outros setores, como a clínica pediátrica e o acolhimento, devem passar por esse treinamento ainda no mês de julho.
"Além do treinamento, incluímos o protocolo de engasgo dentro do nosso manual de atendimento de urgência e emergência, além de uma série de ações que serão realizadas e já estão planejadas em nosso cronograma", concluiu a enfermeira.
"Buscamos sempre capacitar e treinar nossos profissionais constantemente. A determinação do Estado sobre o protocolo de engasgo serviu para que montássemos um plano de ação para trabalhar este tema. Nossos profissionais já são capacitados para atuar em casos assim, mas é sempre importante rever conceitos e incentivar para que eles possam compartilhar essas orientações com as mães e pais dos pequenos", destacou o diretor-geral da unidade, Rodrigo Vieira.
Serviço
O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
Fonte: Ascom/ HRBA