UPA 24 horas será ponto de recepção e referenciamento para atendimentos de urgência e emergência após interdição do HMS

Enquanto o HMS estiver interditado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionará como o principal pronto-socorro da cidade.

Por Rafaelly Nascimento em 12/09/2023 às 10:02:57
Foto: Redes Sociais

Foto: Redes Sociais

Na madrugada desta terça-feira (12), um incêndio ocasionou a interdição temporária do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), em Santarém. O incidente, cujas causas ainda estão sendo investigadas, provocou uma reestruturação emergencial no fluxo de atendimento aos pacientes na cidade.

Mulheres grávidas em situação de urgência e emergência devem buscar atendimento no Hospital e Maternidade Sagrada Família, onde receberão os cuidados necessários.

A partir de agora, a UPA 24 horas servirá como o ponto de recepção e referenciamento para todos os atendimentos de urgência e emergência. Após avaliação médica, os pacientes serão encaminhados às seguintes unidades conforme a necessidade:

Ortopedia e traumatologia:

Serão encaminhados para atendimento no Hospital João XXIII.

Pacientes de baixo risco:

A Arena Estadual do Oeste do Pará Djalma Lima está atendendo os pacientes que estavam internados em situação de baixo risco no HMS.

Casos graves:

Serão referenciados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Surto psicótico:

Pacientes em surto serão atendidos pelo CAPS AD 3

A UBS 24 horas do bairro Nova República, também, estará atendendo os pacientes de urgência e emergência.

UBS's :

Pacientes com casos leves devem ser direcionados a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.

Os pacientes que necessitarem de atendimentos relacionados à ortopedia, por sua vez, devem procurar o Hospital João XXIII. Esta unidade está preparada para absorver a demanda adicional e garantir que os pacientes recebam a assistência necessária.

Enquanto o HMS estiver interditado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionará como o principal pronto-socorro da cidade, concentrando os casos que requerem atenção imediata e emergencial.

Além dos hospitais e da UPA, a UBS 24 horas do bairro Nova República, também, estará atendendo os pacientes para ajudar a aliviar a demanda durante a interdição temporária do HMS.


Comunicar erro