Após incĂȘndio no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo, ocorrido na madrugada desta terça-feira(12), o prefeito Nélio Aguiar assinou o Decreto nÂș 812/2023 declarando situação de emergĂȘncia na Secretaria Municipal de SaĂșde (Semsa).
O Decreto regulamenta, com base no inciso lV do artigo 24 da Lei nÂș 8.666/1993, sem prejuĂzo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, LC nÂș 101/2000, a dispensa de licitação em relação às contratações para aquisição de bens, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reconstrução e reparação dos danos na unidade de saĂșde, desde que possam ser concluĂdas no prazo mĂĄximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da data do incĂȘndio, vedados a prorrogação dos contratos, bem como ficam dispensadas as contratações para aquisição de bens, prestação de serviços e de obras necessĂĄrias à continuidade da prestação dos serviços pĂșblicos em saĂșde afetados pelo incĂȘndio.
Os processos de contratações decorrentes da emergĂȘncia terão tramitação priorizada pelos setores responsĂĄveis. De acordo com o documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Semsa/ComitĂȘ Gestor do HMS, nas ações de resposta ao incĂȘndio, reabilitação, reconstrução e continuidade da prestação dos serviços pĂșblicos em saĂșde.
O Decreto entra em vigor na data de sua publicação e deverĂĄ ficar em vigĂȘncia por um prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado pelo prazo de 30 dias, em razão de relatório que justifique a dilatação do perĂodo.