Nesta quinta-feira(16), o município de Mojuí dos Campos, recebeu a Caravana da Agricultura Familiar, uma ação itinerante que visa apresentar políticas públicas, normas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios do oeste do Pará.
A iniciativa é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em parceria com o Banco da Amazônia (Basa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Prefeitura de Mojuí dos Campos.
A Caravana tem como objetivo apresentar os meios de acesso a essas políticas aos gestores municipais (prefeitos e secretários), às lideranças comunitárias, representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), colônias de pescadores, associações e federações de trabalhadores rurais e agricultores familiares do município. Com esse conhecimento, todos poderão se unir para promover o desenvolvimento da produção das famílias contempladas.
A ação oferece esclarecimentos sobre os direitos dos beneficiários em relação às políticas públicas, discutindo temas como regularização fundiária, regularização ambiental, assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito rural. "É uma rica oportunidade para nós agricultores, receber esses benefícios, esses esclarecimentos, ajuda muito", afirmou a agricultora Raimunda dos Santos.
O coordenador da Emater em Mojuí dos Campos, Dalvair Fima, falou da importância da Caravana da Agricultura Familiar. "A caravana aproxima os agricultores com as instituições, com o governo, e isso é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. É nossa missão identificar os entraves e apresentar soluções para que os agricultores familiares possam acessar essas políticas públicas, visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida", enfatizou.
"Hoje estamos oferendo oportunidades aos pequenos agricultores familiares através de uma ação de cidadania. Mojuí dos Campos é um município que respira agricultura, possui uma produção elevada de alimentos oriundos da agricultura, e precisamos valorizar esses agricultores. Em termos de políticas públicas, temos muito a comemorar. Temos a feira do produtor em construção, estamos executando o PAA, Programa de Alimentação Escolar, além de assistência técnica aos produtores. Estamos com o nosso núcleo de regularização fundiária também. Já avançamos muito e vamos continuar avançando", destacou o prefeito Marco Antônio.
Políticas Públicas
No evento, foram apresentadas as Políticas Públicas voltadas à Agricultura Familiar, entre quais, o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROATER), visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.