2ª Romaria do Bem Viver ocorre neste fim de semana no rio Arapiuns

A Romaria traz o tema "Água é bem comum" e o lema "Defender os direitos territoriais coletivos e a proteção das águas é garantir o Bem Viver".

Por Rafaelly Nascimento em 16/11/2023 às 16:46:16
Arte: Arquidiocese de Santarém

Arte: Arquidiocese de Santarém

Será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, a 2ª Romaria do Bem Viver. O evento ocorre nas águas do rio Arapiuns, e sai da comunidade São Francisco com chegada na aldeia Lago da Praia. A iniciativa é realizada pela Pastoral da Juventude da região 8 de pastoral e pelo Coletivo de Juventude Guardiões do Bem Viver do Território PAE Lago Grande, com o apoio de diversas organizações e movimentos sociais.

O objetivo é abordar a importância do bem viver para o ser humano e dos direitos da natureza.

A Romaria traz o tema "Água é bem comum" e o lema "Defender os direitos territoriais coletivos e a proteção das águas é garantir o Bem Viver". Ela surgiu a partir da percepção da necessidade de destacar a importância dos rios e suas nascentes.

Será um momento de escuta das demandas das comunidades da região, com temáticas relacionadas à água, pois segundo a coordenação, infelizmente, algumas comunidades ainda não têm acesso à água potável.

A Romaria do Bem Viver também será um momento de alerta sobre as questões climáticas, com um enfoque na grande estiagem que assola a região amazônica. É ainda uma oportunidade de sensibilizar as pessoas sobre como elas são afetadas com a poluição e contaminação dos rios.

Programação

A programação da Romaria começa no sábado, dia 18, pela manhã, com a chegada dos participantes à comunidade São Francisco, localizada na região do rio Arapiuns. A partir das 14h haverá um Seminário com o tema "O rio que nos une, a água é bem comum". Será um momento para ouvir os comunitários e representantes de organizações sobre a questão da água e apresentação da proposta do projeto de Lei: Arapiuns, rio de Direitos.

Depois, terá uma noite cultural denominada "Festival Saga de rio". A ideia é que seja um festival de arte através da música e de danças regionais, com destaque para a importância dos rios. Além de evidenciar a cultura dos povos do Tapajós, do Arapiuns e do Lago Grande.

Já no domingo, dia 19, saída da Romaria nas águas, às 8h, com os participantes em barcos e bajaras. Eles estarão com faixas e cartazes com dizeres em prol do cuidado para com as águas.

A chegada está prevista para o fim de manhã, na aldeia Lago da Praia, no rio Arapiuns, onde terá um ritual indígena, marcando o encerramento da 2ª Romaria do Bem Viver.

Comunicar erro