Com o tema "Fé e tradição das nossas raízes ancestrais", o I Festival de Matriz Africana e Povos Tradicionais de Santarém ocorrerá nesta segunda-feira (20), a partir das 19h, na Praça Tiradentes. A programação tem o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
A ação é uma realização do Ilê Dara Asé Oyá Onira; Ilê Asé Otô Sindoyá; Movimento Juventude Presente; Movimento Negro Unificado, além de possuir o apoio do Xwê Acé Sogbô Obá Izô Ifé; Bando Maré de Março; Egbé Àsé Ìyá Òlóomiàyé Omo Asé Ijibónàn Ijidéwi; Ilê Dará Asé Ogun Já Oyá; Ilê Asé Odé Sewe Eranofá; Associação dos Carimbós de Santarém (ACSAN) e Amigos da Curimba: Irmãos de Fé.
De acordo com um dos coordenadores da iniciativa e membro do Conselho Municipal de Cultura de Santarém – Representante titular dos povos tradicionais e originários - Arthur Frota, a mobilização terá diversas manifestações artísticas como música, teatro, dança, capoeira e entre outros.
"Queremos destacar o "Novembro Preto", justamente nessa semana em que celebramos a consciência negra. É um festival que não vai abordar apenas as pautas relacionadas ao Novembro Negro e movimento quilombola, mas também aos povos indígenas e povos de terreiros", informou Arthur Frota.
Confira a programação:
Atrações
- Mãe África e sua fé;
- Capoeira-bando Maré de Março;
- Grupo Banzeiro de Carimbó;
- Banda Gear;
- Relry Stephany-Carimboleira;
- Dan Selassie;
- Acsan-Carimbó;
- Samba de roda;
Exposições
- Indumentárias religiosas;
- Artesanatos indígenas;
Dia da Consciência Negra
A data é celebrada anualmente todo dia 20 de novembro, sendo instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. O Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi, então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
Serviço:
O quê: I Festival de Matriz Africana e Povos Tradicionais de Santarém
Quando: 20 de Novembro (segunda-feira)
Hora: 19h (Início)
Onde: Praça Tiradentes