Inicia na segunda-feira (27), a Operação Natal Legal, realizada pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A ação tem como objetivo fiscalizar mercados, feiras e supermercados.
Comerciantes também receberão orientações sobre o correto acondicionamento e exposição de produtos, assegurando, assim, a qualidade dos alimentos. Essa iniciativa se estenderá até 8 de dezembro.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Izenildo Pedroso, destaca a importância do órgão fiscalizador.
"A Vigilância Sanitária é fundamental para preservar a saúde da população, pois, ao fiscalizar, assegura e trabalha na prevenção de doenças, evita intoxicações e acidentes, e zela pela qualidade dos produtos no mercado, além de assegurar que os serviços de saúde atendam aos mais elevados padrões de segurança".
Desde o início do ano até hoje, foram realizadas 2.413 ações que moldam diretamente o bem-estar da população santarena. Entre essas iniciativas, destaca-se a notificação de 413 estabelecimentos, a liberação cuidadosa de 1.020, orientação em 368 ocasiões e o fechamento, quando necessário, de 173 locais.
Em resposta a 79 denúncias, a Vigilância Sanitária interditou 2 locais, realizou 82 apreensões e conduziu buscas em 170 locais. Além disso, promoveu 35 palestras gratuitas do curso de Manipulação de Alimentos, qualificando cerca de 2.100 profissionais do setor alimentício e contribuindo para elevar a qualidade dos serviços alimentícios na comunidade.