Durante uma operação de combate ao furto de energia realizada na tarde da última sexta-feira, 12, em Santarém, no bairro Liberdade. A Polícia Civil, identificou 10 ligações irregulares em um estaleiro. Após minuciosa verificação realizada pela perícia, foram realizados os procedimentos para regularizar a unidade e um boletim de ocorrĂȘncia foi registrado por furto de energia.
A Equatorial estima uma perda de mais de 150 MW/h, em 12 meses. A energia seria suficiente para atender mais de 1500 residĂȘncias de baixa renda durante um mĂȘs inteiro.
Penalidades para os infratores
O furto de energia elétrica, conhecido também como "gato" e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, reforça-se a importância do combate e inibição dessas prĂĄticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos paraenses.
Como denunciar?
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 091 01 96, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba "Quero denunciar uma fraude".