A Polícia Civil do Pará, em uma operação coordenada, prendeu, na manhã desta terça-feira(12), um homem suspeito de líderar uma facção criminosa atuante na região de Monte Alegre, no Oeste do estado. O indivíduo, cuja identidade não foi revelada, estava sendo investigado há meses por envolvimento em diversos crimes, incluindo tráfico de drogas. Ele foi capturado em sua residência, após um trabalho de inteligência que localizou seu esconderijo.
O mandado de busca e apreensão, expedido pelo Juízo da Vara Única de Monte Alegre, após representação formulada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO), contra um homem investigado pela prática de tráfico de entorpecentes. A busca resultou na coleta de importantes elementos para a instrução do inquérito policial, bem como para o cumprimento de três mandados de prisão decorrentes de condenações transitadas em julgado também por tráfico de drogas.
O indivíduo é suspeito de integrar a facção criminosa "Comando Vermelho Rogério Lemgruber do Pará" (CVRL/PA), e estaria atuando na função de Tesoureiro Geral e Conselheiro dos Interiores.
Ainda conforme a polícia, além da prisão do suspeito, outras duas tesoureiras gerais que integram a facção criminosa, foram presas este ano, sendo uma delas capturada em maio, no município de Santa Bárbara do Pará, Região Metropolitana de Belém, e outra no mês de setembro, no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.
A prisão é considerada um importante avanço no combate ao crime organizado na região, que tem enfrentado um aumento nas ações de facções criminosas. De acordo com a Polícia Civil, a operação contou com o apoio de equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO), o Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF), Núcleo de Inteligência Policial (NIP), o Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) e a Polícia Federal (PF).