As equipes da Base Fluvial Integrada Candiru, no municÃpio de Óbidos, no Baixo Amazonas, realizaram uma apreensão de duas motocicletas adulteradas nesta quarta-feira (22), durante mais uma ação de fiscalização no Estado.
A operação, que contou com o reforço das polÃcias Militar e Civil, é parte do esforço contÃnuo das autoridades para aumentar a segurança nas vias aquáticas e combater crimes nos rios do Pará.
Na ação desta quarta-feira, as equipes abordaram a embarcação ferryboat "Imperador", que tinha origem em Manaus (AM) e seguia para Santarém (PA). Durante as buscas, foram encontradas as motocicletas adulteradas, que foram prontamente apreendidas e encaminhadas para as autoridades policiais na base para os devidos procedimentos legais.
O diretor do Grupamento Fluvial (GFLU), coronel PM José Vilhena, destacou a importância das bases fluviais integradas para o sucesso das operações. "As nossas bases, posicionadas estrategicamente, têm atuado de forma eficaz na prevenção de crimes nos rios, desde tráfico de drogas até a circulação de mercadorias sem a documentação necessária. A integração das forças tem sido essencial para o sucesso dessas ações," afirmou o coronel.
A Base Fluvial Integrada Candiru, que foi inaugurada em setembro de 2024 como parte dos esforços do Governo do Estado para fortalecer a segurança na região do Baixo Amazonas, tem mostrado resultados positivos nas operações de fiscalização. Em 2024, o governo estadual investiu mais de R$ 8,2 milhões na segurança fluvial da região, com a entrega da base e de três lanchas blindadas, reforçando a presença das autoridades em rotas de embarcações oriundas dos estados do Amapá e Amazonas, que são frequentemente utilizadas para o transporte de drogas, contrabando e pirataria.